App informa preços mais baixos em estabelecimentos gaúchos


Imagina estar dirigindo e você decide que precisa abastecer o seu carro. Como saber onde o preço está mais em conta? Isso já é possível graças a um aplicativo recém lançado pelo governo gaúcho que permite consultar preços de estabelecimentos que estão no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Uma das seções é justamente a de combustíveis.

O aplicativo Menos Preço Nota Gaúcha é efeito do processo crescente de digitalização do sistema de tributos. O NFG já tem a vantagem de descontos no pagamento de IPVA, de até 5% se o motorista atingir o teto de notas emitidas com o CPF. Agora é a primeira vez que o registro de notas fiscais mostra um uso no dia a dia das pessoas.

O app pode ser baixado nas lojas virtuais dos sistemas operacionais IOs e Android. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) liberou o acesso ao app na sexta-feira (15), dando acesso aos registros de todos as vendas de itens em 200 mil estabelecimentos que emitem a NFG.

O bom é que a atualização dos valores é e, tempo real. Cada nova compra que um consumidor faz alimenta o banco de dados do Menos Preço Nota Gaúcha. As Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas com registro do CPF alimentam o app.

Caso autorize o app a acessar a localização, o usuário tem outra facilidade: o sistema indicará os preços de estabelecimentos que ficam mais próximas da pessoa. O que é uma vantagem e facilidade para evitar deslocamentos e, claro, mais gastos com transporte.   

Segundo a Sefaz, o aplicativo adota uma tecnologia que já funciona em outros estados. “O setor público precisa cada vez mais orientar-se pela transparência, abrindo seus dados e utilizando a tecnologia em prol de novos e acessíveis serviços”, afirma o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, em nota. 

A expectativa é que o app amplie os cadastros no NFG, que tem apenas 1,6 milhão de inscritos. Para aderir, basta acessar o endereço na internet nfg.sefaz.rs.gov.br e criar senha.

Como funciona o Menor Preço

1. Baixe o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha em seu smartphone acessando nas lojas de apps das plataformas Android e iOS.

2. É preciso estar cadastrado no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) para poder usar as funcionalidades. Caso não seja cadastrado, entre em nfg.sefaz.rs.gov.br

3. Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.

4. O usuário pode autorizar o acesso do app à sua localização, que será usada para encontrar os menores preços mais próximos.



Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire