Bolsas asiáticas fecham em alta moderada, de olho em EUA-China e « payroll »


As bolsas do Japão e da Coreia do Sul fecharam em alta moderada nesta sexta-feira (5), ainda sustentadas por expectativas de que Estados Unidos e China eventualmente fecharão um acordo comercial e à espera de novos dados do mercado de trabalho americano. Os mercados acionários chineses, assim como os de Hong Kong e Taiwan, não operaram nesta sexta devido a feriados.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem que um acordo « monumental » entre Washington e Pequim poderá ser concluído em quatro semanas ou pouco mais. Já o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou esperar que as negociações comerciais entre os dois países sejam finalizadas o mais rápido possível.

Nos últimos dois dias, funcionários de alto escalão dos governos americano e chinês se reuniram em Washington para dar prosseguimento às discussões comerciais da semana passada em Pequim. Segundo o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, que ontem se encontrou com Trump, um novo « consenso » foi alcançado entre os dois lados nesta semana.

O índice japonês Nikkei subiu 0,38% em Tóquio hoje, a 21.807,50 pontos, atingindo o maior nível em um mês, graças ao bom desempenho de ações do setor de eletrônicos e ajudado também pela fraqueza do iene frente ao dólar durante a madrugada. Na semana, o Nikkei acumulou valorização de 2,84%.

Em Seul, o sul-coreano Kospi avançou 0,14%, a 2.209,61 pontos, encerrando a semana com ganho de 3,2%, o maior desde janeiro. A Samsung Electronics, maior blue chip do índice, porém, caiu 0,2% após alertar sobre uma possível queda de 60% em seu lucro operacional do primeiro trimestre.

Investidores na Ásia também aguardam o relatório de emprego dos EUA referente a março, que será divulgado no meio da manhã desta sexta. Conhecido como « payroll », o documento tem forte influência nas decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Já na Oceania, a bolsa da Austrália ficou no vermelho pelo segundo dia consecutivo, após exibir ganhos por sete pregões seguidos. O S&P/ASX 200 caiu 0,83% em Sydney, a 6.181,30 pontos. Na semana, contudo, o índice australiano registrou alta marginal. 



Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire