Bolsas asiáticas fecham em alta com forte recuperação de ações na China


As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira (16), à medida que os mercados da China se recuperaram com vigor de perdas recentes em meio a um artigo da publicação estatal Securities Times sugerindo que há espaço para mais valorização das ações do país.

Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 2,39% hoje, a 3.253,60 pontos, depois de chegar a cair 0,8% na primeira metade do pregão. Os ganhos em Xangai, liderados por seguradoras, foram aparentemente impulsionados por uma busca de ações que baratearam desde a semana passada. O menos abrangente Shenzhen Composto registrou alta igualmente expressiva, de 2,09%, a 1.760,02 pontos.

No fim da noite desta terça (pelo horário de Brasília), Pequim divulga o Produto Interno Bruto (PIB) da China referente ao primeiro trimestre e dados de produção industrial e vendas no varejo de março. Os últimos números chineses de exportação e crédito, publicados na sexta-feira (12), surpreenderam positivamente e aliviaram preocupações com a tendência de desacelaração da segunda maior economia do mundo.

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei avançou 0,24% em Tóquio, a 22.221,66 pontos, graças ao bom desempenho de operadoras de telefonia móvel, enquanto o Hang Seng subiu 1,07% em Hong Kong, a 30.129,87 pontos, o Taiex se valorizou 0,48% em Taiwan, a 10.927,85 pontos, e o sul-coreano Kospi teve alta de 0,26% em Seul, a 2.248,63 pontos, acumulando ganhos pelo 13º pregão seguido, recorde que não se repetia desde 1987.

Contribuíram para o sentimento positivo na região asiática sinais de que Estados Unidos e China caminham no sentido de fechar um acordo comercial e encerrar a batalha tarifária iniciada em meados do ano passado.

Ontem, o Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, declarou que mais progresso foi feito nas recentes negociações comerciais com a China do que em qualquer outro momento do passado. No fim de semana, Mnuchin já havia dito que Washington e Pequim estavam « perto da rodada final » das conversas.

Na Oceania, a bolsa de Sydney também ficou no azul, após o Banco Central da Austrália (RBA, pela sigla em inglês) revelar em ata que discutiu um possível corte de juros durante sua última reunião de política monetária. O índice australiano S&P/ASX 200 subiu 0,42% hoje, a 6.277,4 pontos, depois de se manter próximo deste patamar durante a maior parte da sessão.



Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire