Chamada pública para aquisição de gás natural inicia nova etapa


As cinco concessionárias de distribuição de gás natural canalizado que atuam no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e que são atendidas pelo Gasbol definiram a lista de supridores selecionados para continuidade do processo de chamada pública. A lista com a identificação de supridores não será divulgada nesta etapa.

Das propostas recebidas, 98% foram selecionadas para a segunda etapa do processo. Entre os selecionados, estão relevantes players da indústria do gás mundial, além de produtores locais e comercializadores. A previsão de conclusão desta segunda etapa é fim de junho, quando se iniciarão as negociações dos futuros contratos de suprimento.

Composta pelas empresas Compagas (Companhia Paranaense de Gás), GasBrasiliano (Gas Brasiliano Distribuidora), MSgás (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), SCgás (Companhia de Gás de Santa Catarina) e Sulgás a chamada pública Coordenada, com volume total de aquisição de 10 milhões de m3/dia, visa encontrar novos agentes interessados na oferta do gás natural que atendam as expectativas do mercado.

 

O Ministrio de Minas Energia (MME) publicou no Dirio Oficial da Unio (DOU) uma portaria com o cronograma para a realizao das ‘Licitaes para a Concesso de Servio Pblico para Transmisso de Energia Eltrica’ nos anos de 2019, 2020 e 2021.

requisito para licitao das instalaes de transmisso de rede bsica, que incluam transformadores de potncia com tenso primria igual ou superior a 230 kV e tenses secundria e terciria inferiores a 230 kV, bem como as respectivas conexes e demais equipamentos ligados ao tercirio, a celebrao do Contrato de Uso do Sistema de Transmisso (Cust) entre as concessionrias, permissionrias ou autorizadas para Servio Pblico de Distribuio de Energia Eltrica e o Operador Nacional do Sistema Eltrico (ONS).

A portaria estabelece que a Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel) informar s concessionrias, permissionrias ou autorizadas quanto existncia de instalaes de transmisso que dependam do Cust para licitao.



Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire