Estados Unidos irão aumentar tarifas para produtos chineses


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou ontem, de forma enfática, a pressão sobre a China para alcançar um acordo comercial, ao anunciar que irá aumentar deliberadamente as tarifas norte-americanas sobre produtos chineses. Trump havia adiado esse aumento de tarifas, citando negociações comerciais produtivas com o país asiático.

O anúncio, porém, lança dúvidas sobre as expectativas anteriores de que a China e os EUA estariam se aproximando de um acordo para encerrar uma guerra comercial de meses, que desacelerou o crescimento global e abalou mercados financeiros.

Trump escreveu no Twitter que as tarifas aumentarão para 25% na sexta-feira (9), e que mais produtos chineses enfrentarão tarifas adicionais. « Nos últimos dez meses, a China vem pagando tarifas aos EUA (…que) são parcialmente responsáveis por nossos resultados ótimos na economia. As tarifas pagas aos EUA tiveram pouco impacto no custo dos produtos. O acordo comercial com a China continua, mas devagar demais, já que eles tentam renegociar. Não! », escreveu.

As negociações EUA-China devem ser retomadas nesta semana, com o vice-premiê chinês Liu He viajando a Washington. Isso ocorre após conversas em Pequim em abril, as quais o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, chamou de « produtivas ». No dia 3, Trump havia dito que as negociações com a China estavam indo bem.



Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire