Expoleite Fenasul terá programação variada a partir do dia 15 de maio


A 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul foram lançadas na manhã de ontem em cerimônia no Parque Assis Brasil, em Esteio. Os eventos dedicados à cadeia leiteira serão realizados entre 15 e 19 de maio e foram preparados para despertar a curiosidade do público em geral e colocar em pauta temas relevantes ao setor. O lançamento teve a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, além de representantes de diversas entidades do setor agropecuário.

« O evento está engrandecido e nós estamos orgulhosos. Para o público urbano, teremos feira de empreendedorismo do município, a raça holandesa representada com mais de 100 animais, assim como ovinos e aves », adiantou o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Estado (Gadolando), Marcos Tang. No discurso de lançamento, o presidente da Gadolando também chamou a atenção para a importância da inovação destacando que os eventos são uma oportunidade para a troca de informações e experiências entre os produtores. « Não podemos mais trabalhar com a ideia de tirar o leite do úbere da vaca, pasteurizar, colocar numa caixinha e vender no primeiro mercado. Temos que dar um up, agregar valor, abrir mercados. Precisamos ter know how. O Rio Grande do Sul, como um dos principais produtores, não pode ser o segundo, terceiro maior importador de leite », afirmou.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, destacou que o governo está atento aos pleitos da cadeia leiteira e empenhado em dar suporte em ações políticas. « Muitas das indicações do setor encontram-se em Brasília e o Estado está do lado dos produtores nessas reivindicações. O leite do Uruguai que está prejudicando a cadeia tem que ser cobrado do governo Federal para que tome uma atitude urgentemente. Precisamos fazer essa mobilização », declarou.

Na programação estão eventos como o Concurso Leiteiro que se encerra com o já tradicional Banho de Leite, julgamento de raças leiteiras, feira de terneiros, classificatória ao Freio de Ouro e palestras. O Sindilat também levará para o parque mais uma edição do Pub do Queijo, espaço para degustação gourmet de queijos coalho e provolone.

 



Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire