Balança comercial de janeiro tem déficit de US$ 1,7 bi


A balança comercial brasileira de janeiro registrou o pior resultado para o mês desde 2015. O déficit de U$ 1,7 bilhão foi puxado pela queda do valor das exportações, segundo informou o Ministério da Economia. As exportações caíram 20,2% em relação ao mesmo mês de 2019, principalmente pelos resultados das plataformas de petróleo e de petróleo bruto.

O Ministério da Economia ressaltou alguns pontos que causaram o resultado em janeiro. Além da queda nas exportações de plataformas de petróleo e de petróleo bruto, a pasta também elencou as reduções em commodities explicados pela baixa demanda chinesa. O milho e a soja registraram queda de U$ 270 milhões e U$ 255 milhões, respectivamente.

O subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, Herlon Brandão, explicou a redução de U$ 1,3 bilhão no caso das plataformas de petróleo. Segundo ele, em janeiro do ano passado, o Brasil exportou uma plataforma de petróleo e neste ano importou duas plataformas, causando o desequilíbrio na comparação. No caso do petróleo bruto, o subsecretário afirmou que o mercado é volátil e está diante de uma demanda fraca e preços baixos.

« Tivemos um grande embarque de petróleo em dezembro, tivemos um janeiro um pouco mais fraco, pode ser que janeiro possa ter um volume mais significativo. É muito volátil, esse volume se concentra em alguns meses e precisamos observar períodos maiores para se fazer uma leitura. » As exportações para a China, principal parceiro comercial do Brasil, caíram 9,3% quando comparadas ao mesmo mês de 2019. Foram U$ 3,6 bilhões este ano contra U$ 4 bilhões em janeiro do ano passado. Segundo o Ministério da Economia, os chineses diminuíram a demanda pelo milho e soja e impactaram negativamente os preços internacionais. Herlon Brandão negou que o coronavírus tenha afetado o comércio com a China. Segundo ele, a queda nas exportações é melhor explicada pelo atraso no plantio e na colheita do produto neste ano.

 






Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire