Tereza Cristina nega problemas com a China


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a parceria comercial entre Brasil e China continua sólida como antes. Ela recebeu ontem o embaixador chinês em Brasília, Yang Wanming, elogiou as medidas tomadas pelo governo chinês para evitar a propagação do coronavírus.

« O embaixador fez uma descrição sobre as medidas responsáveis que o governo chinês tomou internamente para conter esse vírus. Nossas relações comerciais devem continuar tranquilamente, sem qualquer sobressalto. O Brasil é um grande parceiro da China em produtos agrícolas », relatou Tereza Cristina.

Segundo a ministra, não é possível avaliar se a enfermidade que colocou uma região do país asiático em quarentena já se reflete nas vendas do Brasil para o mercado chinês. Existe a expectativa, no mercado, que as exportações para a China sofram uma queda, devido à desaceleração da atividade econômica.

« Não mudou nada. Não houve um único embarque cancelado por causa do coronavírus », assegurou a ministra, acrescentando que, recentemente, a China abriu seu mercado para o melão brasileiro e agora negocia o mesmo para a uva do Brasil. O país asiático também tem comprado muita carne suína e de aves do Brasil, devido à peste suína africana.

Já o embaixador da China enfatizou que o Brasil é um parceiro estratégico. Lembrou que os principais produtos importados pelos chineses são soja e carne bovina. « Nossa relação com o agronegócio brasileiro está a cada dia mais estreita », destacou o diplomata.

Ele reiterou que as autoridades chinesas estão tomando medidas rigorosas para conter o vírus. E ressaltou que o governo de seu país fará todo o possível para facilitar a retirada dos brasileiros que se encontram em quarentena na cidade de Wuhan.

« Entendemos que o Brasil vai fretar uma aeronave para trazer todos os brasileiros, e vamos prestar todo o apoio para isso. Por enquanto, não temos nenhum registro de casos de brasileiros com a doença e esperamos que todos possam voltar ao Brasil sem sobressalto », completou Yang Wanming.






Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire