Alta externa impulsiona Ibovespa, que também repercute Vale e Petrobras


Um dia após o caos em São Paulo por conta da chuva, o Ibovespa iniciou o pregão desta terça-feira (11) com ganho, apagando as recentes perdas. Essa expectativa tem como mote a valorização das bolsas internacionais, que dão uma trégua nas preocupações em relação ao surto de coronavírus, ainda que o assunto continue gerando cautela. Às 11h, o Ibovespa subia 1,34%, aos 114.083 pontos.

O governo chinês pediu às indústrias principais do país que retomem a produção, interrompida diante do avanço da epidemia. Commodities como o minério e o petróleo avançam, o que pode ser uma fonte de impulso para a B3, que tem ações de matérias-primas com os maiores pesos em sua carteira.

Diante da paralisia na economia chinesa e das dúvidas quanto ao tamanho dos impactos dessa paralisação no mundo, as cotações das commodities têm « sofrido », ressalta Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença DTVM.

Conforme Monteiro, como já há empresas relatando falta de matéria-prima exportada pelo Brasil para a China, o resultado das companhias pode ser afetado e, consequentemente, reduzir expectativas para o crescimento do País. « Como a Bolsa é muito ligada a commodity, que tem sofrido, pode ser um dia de alta », observa.

O surto de coronavírus, por sinal foi mencionado na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça e que, na semana passada, cortou a Selic de 4,50% para 4,25%. No documento, o Banco Central (BC) afirma que o prolongamento da epidemia teria impactos sobre importantes ativos financeiros.

Na visão da economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria Integrada, ao mencionar « ativos financeiros », o BC estaria se referindo a câmbio.

Em uma análise preliminar, ela avalia que os impactos sobre o dólar seriam de alta e de baixa nas commodities, mas não necessariamente isso teria efeito inflacionário. A economista entende que a dinâmica de desaceleração da economia mundial é que pode afetar mais a inflação. « O saldo líquido dessa história é relativamente baixo, desinflacionário. O canal de retomada da economia doméstica pode ser mais lento, isso pode afetar », diz.

Na Bolsa, o investidor ainda avalia os dados da Vale, uma das principais exportadoras para o mercado chinês. Nesta terça a empresa informou que a produção de minério de ferro teve queda de 22,4% no quarto trimestre, na comparação com igual período de 2018.

Já a Petrobras divulgou que o pré-sal impulsionou a produção de petróleo e gás natural em 2019. O desempenho dos campos de Lula e Búzios, na Bacia de Santos, ajudou a empresa a atingir a meta para o ano, com a extração de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

O resultado representou avanço de 5,4% em um ano. Além disso, a estatal informou que obteve na Justiça sentença arbitral favorável em recurso formulado por um investidor da Sete Brasil.

No setor financeiro, o investidor repercute o resultado do Itaú Unibanco, que registrou lucro líquido recorrente de R$ 7,296 bilhões no quarto trimestre de 2019. O resultado ficou 12,6% maior que o visto em igual intervalo de 2018. 

 





Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire