Colômbia almeja erradicar 130 mil hectares de coca em 2020 – Notícias




A Colômbia almeja erradicar neste ano 130 mil hectares de coca, o ingrediente base da cocaína, disse o ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, nesta segunda-feira (10).


Uma ampla variedade de ferramentas será disponibilizada para retirar as mudas de coca, explicou o ministro, incluindo a possível retomada das fumigações do herbicida glifosato.





O país tem sido alvo de uma pressão constante dos Estados Unidos, o principal destino da cocaína, para reduzir o cultivo da coca dentro de suas fronteiras desde o final de 2017, quando a área ocupada pelas plantações de coca chegou a 209 mil hectares.


Em 2017, o cultivo da coca tinha a capacidade de produzir 921 toneladas de cocaína, de acordo com o governo dos EUA.


« Quanto à meta de erradicação, estabelecemos o objetivo de 130 mil hectares, levando em conta todas as ferramentas disponíveis », disse Trujillo aos jornalistas.



Meta 30% maior



A meta para a erradicação de coca em 2020 é 30% maior do que a do ano anterior, quando o país andino conseguiu destruir pouco mais de 100 mil hectares de coca usando técnicas de remoção manual.


A Colômbia suspendeu a fumigação aérea de glifosato em 2015 depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o herbicida é prejudicial ao meio ambiente e à saúde, podendo causar câncer.


O governo do presidente Iván Duque está trabalhando para cumprir vários requisitos ambientais e de saúde exigidos pelo Tribunal Constitucional para poder retomar a fumigação aérea, possivelmente já no primeiro semestre.



Read more

A lire aussi

Laisser un commentaire