Candidato de Evo lidera pesquisas de intenção de voto na Bolívia – Notícias


Luis Arce aparece com 41,9%, seguido do candidato Carlos Mesa com 26,8%, e em terceiro lugar, está a presidente Jeanine Áñez com 13,3%


Luis Arce, candidato a presidência pelo MAS, partido do ex-presidente Evo Morales, está em primeiro lugar em uma pesquisa de intenção de voto para a presidência do país com 41,9%. Em segundo lugar está o candidato Carlos Mesa com 26.8%, e em terceiro, a presidente interina Jeanine Áñez com 13.3% das intenções. 


Leia mais: Evo Morales define pedido de prisão contra ele como ‘ilegal’


A pesquisa de opinião pública feita pela Celag (Centro Estratégico Latinoamericano de Geopolítica) ouviu 2 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o território da Bolívia. Ela foi feita entre os dias 13 de junho e 3 de julho pelo telefone, em capitais e zonas rurais.


O resultado da pesquisa difere se analisada em diferentes cidades. Por exemplo, em Santa Cruz, Luis Arce aparece em primeiro com 36,1% das intenções, mas o segundo lugar já fica com o candidato Fernando Camacho com 24,9%. E em terceiro lugar, a presidente interina Jeanine Áñez 16,7%.


Já em El Alto, Luis Arce aparece em primeiro com 49,4%, seguido de Carlos Mesa com 30%, em segundo lugar. Empatados em terceiro lugar estão três candidatos, Tuto Quiroga, Chi Hyun Chung e Jeanine Áñez com 6,8% cada.


Eleições marcadas


As eleições para presidente, vice, deputados e senadores estão pendentes desde a anulação das eleições de outubro do ano passado, nas quais o então mandatário Evo Morales tinha sido declarado vencedor para um quarto mandato consecutivo e depois renunciou em meio a acusações de fraude.


Inicialmente, o pleito estava previsto para ter acontecido em 3 de maio, mas acabou sendo adiado por causa pandemia da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, que deixou o território boliviano em estado de emergência.


Agora, as eleições estão marcadas para o dia 6 de setembro.



Read more

A lire aussi

Laisser un commentaire