Bolsas da Europa fecham com dúvidas sobre pacote da UE, covid e tensões globais


As bolsas da Europa encerraram o pregão desta sexta-feira (17) sem direção única, com uma série de incertezas prejudicando a tomada de risco. Dúvidas sobre as negociações do fundo de recuperação europeu neste fim de semana pesaram nos negócios, tal como o persistente avanço da Covid-19 e as tensões sino-americanas que não dão trégua.

Logo pela manhã, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que as tratativas para a aprovação do fundo de recuperação serão « muito difíceis ». Líderes da União Europeia (UE) vão se encontrar neste fim de semana para discutir esse pacote fiscal, que visa amortecer os impactos do coronavírus sobre a economia, mas o plano conta com resistência de alguns países.

Esse cenário de incertezas acabou contendo o humor dos investidores. Mesmo assim, o índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, fechou em alta de 0,63%, a 6.290,30 pontos, com variação positiva de 3,20% na semana, enquanto o Dax, de Frankfurt, encerrou o dia ganhando 0,35%, a 12.919,61 pontos, e alta de 2,26% na semana. Na praça alemã, a montadora Daimler avançou 4,50%, após adiantar que terá prejuízo operacional menor que o esperado, de 1,68 bilhão de euros, no segundo trimestre.

Mas o avanço da Covid-19 no globo, sobretudo em países como os EUA, segue causando desconforto, tal como as tensões do país com a China, que ameaçam a recuperação da economia global, ainda incipiente. O jornal Financial Times informou hoje que a Casa Branca considera banir o aplicativo popular entre os jovens Tik Tok, que é chinês.

O lado ruim do noticiário levou para baixo o índice CAC 40, de Paris, que encerrou o pregão em -0,31%, a 5.069,42 pontos, mas alta semanal de 1,99%. As perdas na sessão foram reduzidas pela Peugeot (+1,00%), que subiu nas esteira das montadoras, como a Daimler.

No mesmo sentido de Paris foi o índice Ibex 35, de Madri, que caiu 0,46%, a 7.440,40 pontos, mas subiu 1,63% na semana. Já o índice PSI 20, de Lisboa, seguiu a maioria das praças e fechou o dia com avanço de 0,26%, a 4.479,77 pontos, e ganho semanal de 0,34%.








Source link

A lire aussi

Laisser un commentaire