Baleia-jubarte de 8 metros é resgatada no litoral do Equador – Notícias


O mamífero estava preso a redes de pesca a cerca de 300m da costa, em Playa Camarones; operação de resgate demorou mais de 4 horas




Guardas de uma reserva natual marítima, homens da Marinha e pescadores resgataram nesta quinta-feira (30) uma baleia-jubarte que estava presa a redes de pesca em Playa Camarones, na cidade de Esmeraldas, no norte do país.


Leia também: Equador em alerta por presença de navios chineses em Galápagos


Durante quatro horas, eles se revezaram para conseguir cortar as cordas e soltar a jovem baleia, de cerca de 8 metros de comprimento, que estava com as barbatanas laterais e a cauda presas nas redes, a cerca de 300 metros da praia. O animal não se feriu e pôde voltar ao mar aberto.



As baleias-jubarte costumam aparecer no litoral do Equador de junho a setembro, quando migram da Antártida para áreas mais quentes, onde costumam procriar.


« Para retirar as redes precisamos mergulhar junto ao animal, uma situação que tem seus riscos mas dessa vez tivemos êxito », disseram em um comunicado os guardas Daniel Vera e Geovanny Gallego, da reserva natural Galera San Francisco, que lideraram a operação de resgate.



Read more

A lire aussi

Laisser un commentaire