Presidente eleitos apresentou os nomes da equipe da área da saúde de seu governo e destacou a importância de vacinar a população
EUA-BIDEN:Vacinação, máscaras e volta às aulas: Biden estabelece principais metas de combate à pandemia
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta terça-feira (8), as medidas de seu governo para o combate à pandemia de covid-19 e apresentou a equipe que irá atuar na área da saúde nos próximos anos.
O democrata afirmou, em um pronunciamento em Wilmington, nem Delaware, que precisa que o Congresso aprove o financiamento completo da distribuição das vacinas para todos os cantos dos Estados Unidos.
« Em 100 dias podemos mudar o curso da doença e mudar a vida nos Estados Unidos para o melhor », disse Biden. « Qualquer que seja sua visão política ou ponto de vista, use máscara por 100 dias ».
A vacinação e o uso do equipamento de proteção fazem parte da terceira meta do futuro presidente dos EUA que é promover a volta das crianças às aulas ainda nos primeiros três meses de 2021.
O coronavírus já matou mais de 283 mil pessoas nos Estados Unidos e causou perdas de milhões de empregos.
Leões de zoológico de Barcelona testam positivo para covid-19
Vacinas eficientes podem ajudar o governo Biden a voltar sua atenção aos cuidados com a economia norte-americana, duramente atingida pelo período de pandemia.
Também terça-feira, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) anunciou que o órgão regulador não levantou novas questões sobre a eficácia ou a segurança da vacina da Pfizer.
« Meus primeiros 100 dias no cargo não irão acabar com o vírus da covid-19. Eu não posso prometer isso », disse Biden, que assume a Presidência no dia 20 de janeiro. « Mas nós não entramos nessa bagunça rapidamente. Não vamos sair dela rapidamente. Vai levar algum tempo ».
A nova equipe de combate à pandemia
Biden apresentou o procurador-geral do Estado da Califórnia, Xavier Becerra, um ex-deputado latino, como seu indicado para o cargo de secretário da Saúde e Serviços Humanos. Becerra tem um longo histórico de apoio ao Ato de Cuidados Acessíveis, mais conhecido pelo apelido de « Obamacare ».
Biden escolheu Rochelle Walensky, diretora de Doenças Infecciosas do Hospital Geral de Massachusetts em Boston, para liderar o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, foi nomeado conselheiro-chefe de Biden para assuntos médicos e Vivek Murthy voltará a ocupar um cargo de conselheiro de saúde que teve no governo do ex-presidente Barack Obama.
Biden escolheu Jeff Zients, um conselheiro econômico conhecido por suas habilidades administrativas, como o « czar » do coronavírus. Zients irá supervisionar a resposta à pandemia, incluindo a distribuição das vacinas.
« O socorro está chegando », disse a vice-presidente eleita Kamala Harris após os novos membros da equipe de saúde de Biden se apresentarem. « E o socorro está muito atrasado ».