Arqueólogos recriam piso do templo por onde Jesus caminhou – Notícias



Quando Jesus caminhou pelo antigo templo judeu em Jerusalém, seus pés encontraram pedras lavradas, azulejos em tom de terra que eram geométricos e frios, manchados e desgastados ao toque.


Esse é o entendimento de arqueólogos e pedreiros israelenses que, valendo-se de relíquias e textos históricos, recriaram o piso sagrado.


« Nós até fizemos os riscos e todos os tipos de marcas que criaram a mesma aparência da época », disse o arqueólogo Assaf Avraham perto da réplica de um metro quadrado no Monte das Oliveiras, com vista para Cidade Velha de Jerusalém e locais sagrados.



De acordo com o Novo Testamento, Jesus foi ao templo quando menino para peregrinar e estudar e, quando mais velho, como pregador, expulsou cambistas. O Evangelho de João o descreve « caminhando no templo pelo pórtico de Salomão ».


O templo foi projetado pelo rei Herodes, assim como outras grandes estruturas na Judeia da era romana.


Josephus Flavius, um historiador judeu do período, escreveu que os pátios do templo eram « assentados com pedras de todos os tipos », outra indicação de que os azulejos eram de várias cores e texturas.


Recriar o piso foi « um trabalho muito duro » que levou sete meses, disse Avi Tavisal, gerente da equipe de artesãos.


« Mas foi muito interessante e fizemos com todo nosso coração », afirmou ele. « Esperamos que isso seja algo que as pessoas possam vir, ver, tocar e sentir como era 2.000 anos antes. »




Read more

A lire aussi

Laisser un commentaire