Câmara dos EUA vota impeachment de Trump nesta quarta-feira (13) – Notícias





A Câmara dos Representantes dos EUA vota nesta quarta-feira (13) a abertura do processo de impeachment de Donald Trump a uma semana do fim do mandato. O presidente é acusado de « incitar uma insurreição » contra o governo do país.


A sessão da Câmara é realizada uma semana após a invasão do Capitólio por apoiadores do presidente. A ação contou com apoio de Trump e foi incentivada durante um comício em Washington momentos antes do grupo forçar a entrada no Congresso para impedir a certificação de Joe Biden como vencedor da eleição.



Na terça-feira (12), o vice-presidente, Mike Pence, rejeitou o pedido de congressistas democratas de acionar a 25ª emenda da constituição para afastar Trump do cargo. Segundo Pence, a medida não seria de interesse da nação.


A previsão é que a votação passe com o apoio da bancada democrata, e ao menos quatro congressitas republicanos já anunciaram que se juntarão à iniciativa: Adam Kizinger (Illinois); Liz Cheney (Wyoming); John Katko (Nova York) e Fred Upton (Michigan).


Trump pode entrar para a história dos EUA como o primeiro presidente a sofrer dois processos de impeachment. Se passar pela Câmara, é a vez do Senado votar o afastamento do presidente.

 








Na terça, o presidente disse considerar « absolutamente ridícula » a abertura de um segundo processo de impeachment, o que vê como « uma continuação da maior caça às bruxas da história da política ».


Na primeira tentativa de impeachment, em 2020, os republicanos conseguiram barrar o processo por serem maioria no Senado. 



Read more

A lire aussi

Laisser un commentaire